O Guia do tatuador sem crise

Mano …. Dizer que o mar não tá pra peixe é chover no molhado.

Mas a gente cansa de ver notícias de pessoas que fazem dinheiro na crise. E você pode ser um deles !!crise-ou-oportunidade.

Ao invés de reclamar, vamos arreganhar as mangas e mãos à obra (de arte) !!

Foca no Público-Alvo

Para ter clientes, você precisa conhecer clientes. Mas a gente sabe que na vida não é tudo como queremos. Não dá para simplesmente sair da quebrada e ir tatuar aonde quiser. Quando vivemos de Arte, passamos por um dilema eterno:

Faço o que quero e gosto, e corro risco de demorar muito tempo para formar minha clientela

OU

Faço o que o público quer, pago minhas contas e sobrevivo frustrado?

Essa pergunta já tem resposta e você sabe ela. Quantos clientes você tem? Tem condições financeiras de fazer o que gosta? Já é conhecido ou está crescendo na profissão?

Se tiver segurança financeira faça o que gosta. Se ainda estiver percorrendo o caminho para gravar seu nome no mercado, faça o que seu público pede. Afinal, todos precisamos pagar as contas.

 Entendendo seu Cliente

Cada cliente tem uma história própria. Vontades e gostos bem diferentes um do outro. E você tem que entender o que seu cliente quer! Não adianta dizer: Só faço o que eu quero!

De que vale só fazer o que quer, mas não ter em quem fazer?

Quando receber o contato do cliente, pedindo um orçamento, procure o máximo de informações sobre ele. Peça contatos de redes sociais e dê aquela stalkeada bacana.

Trabalhe o desenho que seu cliente pediu. Se ele trouxe algo pronto, dê seu toque pessoal e faça ser exclusivo e único para ele. Mostre alternativas. Trabalhe em cima do que você sabe que ele vai gostar (já que você stalkeou ele, você já sabe de algumas coisas)

Atendimento - O segredo do Sucesso !!

Todo mundo gosta de ser paparicado. TODO MUNDO MESMO! Principalmente o seu cliente. Esse sim, adora um mimo. Vamos falar das 3 etapas do atendimento:

Pré-Venda: Conheça seu cliente. Dedique toda a atenção do mundo (naquele momento) a ele. Faça-o sentir que é especial. Prepare o desenho com carinho e antecedência. E vá além, faça mais do que somente uma arte. Ofereça alternativas (e veja bem, depois você pode usar as que ele não quis em outras tattoos) e sempre ofereça algo único. Conquistou seu cliente? Agendou o horário? Vamos ao passo 2

 

Atendimento

Ofereça diferenciais ao seu cliente. Uma música que ele goste (nessa hora, fones de ouvido são MARA), uma série no Netflix… aquela sala de espera com um Play ligado para ele ficar felizão enquanto espera. Mantenha um ambiente acolhedor e limpo. Use a criatividade e prepare uma experiência de tattoo. Muito mais do que simplesmente fazer a tattoo, ele vai sair do estúdio mudado.

Pós-Atendimento

Saiba o nome, aniversário, o time do coração. Se ele gosta de gatos. Conheça seus clientes a fundo. Aqui entra a parte mais importante. Depois que seu cliente sai pela porta do estúdio, ele é bicho solto. Pode fazer mais tattoos com outros artistas. Mas você não quer isso né? Faça uma foto bacana e poste em suas redes sociais. Lembre-se do aniversário e ofereça promoções exclusivas. Dê um cicatrizante quando ele sair do estúdio! Surpreenda seu cliente com muita atenção e carinho.

Crie!

Estamos num ramo onde a criatividade é vital. E você deve mostrar seu talento e evolução diariamente. Faça diversos trabalhos e poste nas redes sociais. Seja ativo em grupos e páginas. Só assim você será notado. Trabalhos autorais e exclusivos são um grande diferencial. E segura a mãozinha nervosa e NAO COPIE trabalhos de outros artistas. É a maior mancada e fica feio para você depois. Não vale a pena (eu garanto)

Preço Preço Preço

Nesses dias que o dinheiro tá mais curto que coice de porco, este assunto é comum nos estúdios. O cliente chora daqui, chora dali, pede desconto…

O que podemos fazer aqui?

1 – Facilidade no Pagamento

Faça a tattoo no Crédito. Divida em até X vezes, facilite ao máximo a compra. Mas lembre-se de trabalhar com cartões traz um custo embutido. Repasse-o ao preço final da tattoo.

2 - Precificação Correta

Já falamos aqui sobre como descobrir o CUSTO da sua tattoo.  Agora resta saber a média de preço que seus concorrentes praticam, adaptar à sua realidade profissional e colocar um pouquinho a mais (para te dar margem para promoções)

Dica de Ouro!

Adão Rosa do Náutica Tattoo dá algumas dicas para você dar um olé na crise!

Internet – Presença forte nas Redes Sociais, mostrando os trabalhos, estrutura e o dia a dia

Sorteios – Sortear produtos e Tatuagens para trazer mais audiência para suas redes sociais

Desconto – Usar a margem de lucro para poder dar uns descontos legais na tattoo

Flash Day – Ganhar na quantidade. Tattoos baratas e rápidas. Baixo custo, alta rotatividade

http://blog.lojadatatuagem.com.br/empreendedorismo-para-tatuadores/o-tatuador-sem-crise/